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Você já ouviu falar em omnichannel? Atualmente essa funcionalidade é uma das melhores estratégias para melhorar a experiência dos seus clientes. Conheça neste artigo tudo sobre ela e os benefícios de uma empresa omnichannel.
As negociações estão em constante mudança e um dos principais objetivos das empresas é encantar seus clientes com o melhor atendimento possível! Antigamente os canais digitais complementavam o local físico e era um diferencial que apenas alguns empresários possuíam.
Atualmente isso mudou, e ser uma empresa omnichannel passou a ser uma ferramenta essencial para qualquer empresa.
Há uma enorme diversidade de canais para que o cliente entre em contato com uma empresa. Sendo assim, devemos investir em uma comunicação integrada entre esses canais para que o seu cliente fique satisfeito com a sua empresa.
Quer saber como a união desses canais pode otimizar os seus processos e conquistar cada vez mais clientes? Então, descubra neste artigo tudo sobre a estratégia omnichannel e por que sua empresa precisa incluí-la em seus processos. Acompanhe!
O que é omnichannel?
O termo omnichannel surgiu da junção das palavras Omnis que significa “geral/todos” em latim e a palavra inglesa channel que traduzida significa canal.
Seja em estratégias de Marketing Digital, atendimento ou vendas, o nosso principal objetivo é o cliente e o melhor relacionamento entre os canais que a sua empresa atua. Sendo assim, entendemos que deve haver uma constância e continuidade no atendimento ao consumidor. Eles são fatores fundamentais para a fidelização e satisfação de um cliente.
Um usuário pode descobrir a sua marca por meio de um anúncio no Instagram e entrar em contato utilizando o WhatsApp para finalizar a contratação.
O objetivo do omnichannel é que a transição do consumidor entre esses canais seja realizada de maneira ágil e sem interrupções.
Sendo assim, uma empresa omnichannel oferece aos seus clientes uma experiência personalizada e constante, independentemente do canal que eles acessem.
Vale lembrar que um canal é qualquer local de comunicação entre uma empresa e seu consumidor. Confira alguns deles:
- Telefone;
- E-mail;
- Chat;
- Redes sociais;
- Aplicativos de mensagens;
- Autoatendimento;
- entre outros.
Conheça as vantagens de ser uma empresa omnichannel
As empresas que investem no atendimento omnichannel podem aproveitar inúmeros benefícios da integração de seus canais de venda e atendimento.
Sendo assim, a estratégia é uma oportunidade para utilizar seus canais de maneira integrada, apresentando sua proposta de valor em todo o universo da empresa.
Com os canais unidos, a empresa entende melhor o comportamento do consumidor e define uma estratégia que garante o mesmo nível de qualidade em todos os pontos de contato.
O resultado é um lead completamente engajado, fidelizado e satisfeito com a experiência de compra, desde o primeiro atendimento até o pós-venda.
Investir no omnichannel garante foco total no seu cliente e possibilita que o mesmo atendimento seja realizado em qualquer ponto de contato suprindo todas as necessidades do consumidor. Veja abaixo por que a sua empresa precisa ser omnichannel.
Melhor atendimento
Aplicar uma operação omnichannel promove a rapidez e agilidade no atendimento. Isso garante a satisfação do consumidor em relação à experiência com a sua empresa. Dessa forma, alguns processos se tornam mais rápidos e os problemas são solucionados com mais objetividade.
Informações centralizadas
Com a estratégia omnichannel, todas as informações ficam centralizadas em um único local. Sendo assim, o cliente não precisa ficar mencionando suas informações em cada canal de contato.
Essa praticidade dá a ele a sensação de segurança e organização. Assim, é possível verificar e atualizar o histórico do cliente com novos dados a qualquer momento, o que agiliza o atendimento, já que todos os colaboradores têm acesso e estão cientes da jornada daquele consumidor.
Clientes mais engajados com a sua empresa
Mais um dos benefícios de investir em uma estratégia omnichannel é que ela permite que a sua empresa entregue um atendimento de excelência. Isso aumenta a fidelização e o engajamento dos clientes.
Ao desenvolver um bom relacionamento com o seu cliente, é possível conhecê-lo melhor, entender seus problemas e necessidades, além de criar estratégias cada vez mais exclusivas para o público-alvo da sua empresa.
Suporte disponível por mais tempo
Ao optar por um atendimento omnichannel, além dos benefícios que vimos acima, ainda é possível oferecer atendimento e suporte por mais tempo, ou seja, 24 horas por dia, 7 dias por semana, e ainda continuar no canal que seu consumidor se sente mais à vontade para entrar em contato.
Muitos clientes preferem se comunicar por meio do chat do site, outros por mensagem em aplicativos e assim por diante. O melhor caminho é estar disponível e oferecer um contato padronizado em todos esses canais de relacionamento.
Como vimos neste artigo, a integração de todos esses processos e pontos de atendimento, pode reduzir custos, além de concentrar todas as informações em um só lugar. Essa integração melhora não apenas o atendimento da sua empresa, mas também acelera o seu crescimento no geral.
Quer aproveitar todos os benefícios de ser uma empresa omnichannel? Então entre em contato com nossa equipe e descubra a melhor solução para o seu negócio.